Educação

Projeto No Poupar Está o Ganho ensina crianças a gerir bem o dinheiro

  • Notícia

    Notícia

Chegou ao fim a 8.ª edição do projeto de educação financeira No Poupar Está o Ganho, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. A iniciativa, que envolveu alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário de 34 municípios, entre os quais o Porto, encerrou com o reconhecimento dos melhores trabalhos realizados pelas turmas participantes.

Desenvolvido em contexto de sala de aula, o projeto tem por objetivo ajudar os jovens a gerir o dinheiro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis. Inicia-se com a formação aos professores e engloba também uma visita guiada dos alunos ao Museu do Papel Moeda.

Ao longo do ano, professores e alunos têm acesso a uma plataforma de e-learning que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos. As turmas são ainda desafiadas a realizar trabalhos criativos que expressem os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto e a submetê-los a concurso.

Nesta edição, foram 168 os alunos participantes do Porto, provenientes das turmas do 3.º ano das escolas básicas das Flores, de Montebello, de S. Roque da Lameira, das Condominhas, de Fonte da Moura, de S. Tomé, da Torrinha e das Campinas.

A cerimónia de encerramento do projeto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, ficou marcada pela apresentação pública dos 17 melhores trabalhos apurados em concurso, tendo a turma do 3.º ano da EB de S. Roque da Lameira obtido uma menção honrosa pela Apreensão de Conteúdos.

Perante uma plateia de cerca de 600 pessoas, a entrega de prémios às turmas vencedoras e respetivos docentes foi feita pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a quem se juntou o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, na entrega do prémio à turma do Município.