Educação

Projeto Música para Todos confirma empenhamento no processo educativo

  • Notícia

    Notícia

"É uma honra enorme ter sido convidado para esta iniciativa, pois a aprendizagem da música é de facto importante", foi a principal mensagem do músico Miguel Araújo, padrinho da cerimónia de entrega de instrumentos musicais aos novos alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, que integram a nona edição do projeto municipal "Música para Todos", nos Paços do Concelho.

A abertura esteve a cargo do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que agradeceu a presença de todos e do músico Miguel Araújo, em particular, salientando que "é muito importante que aqueles que tiveram sucesso se associem àqueles que vão começar".

A cerimónia, que se realizou ontem, foi abrilhantada pela atuação da Orquestra Juvenil da Bonjóia, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do "Música para Todos", que foi implementado pela primeira vez no ano de 2010, pelo Município do Porto, através da Fundação Porto Social, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e do Viso.

Este projeto tem como objetivo primordial a promoção do ensino articulado da música a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade do Porto, de forma a combater o insucesso e o abandono escolar.

Estiveram também presentes vários parceiros que apadrinham a iniciativa, incluindo o BPI - Banco Português de Investimento, a BIAL, a Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Ageas - Corações em Ação.