Sociedade

Projeto Menina e Moça ensina no Bolhão receitas de fazer água na boca

  • Notícia

    Notícia

#fib_frutas_MTB.jpg

Evocar um escritor com uma sessão de culinária? Sim, acontece a partir das 11 horas deste sábado no Mercado Temporário do Bolhão, com acesso completamente livre.

O programa Chef no Bolhão recebe a equipa do projeto de restauração "Menina e Moça", cujos mentores são Pedro Tedim, Henrique Vaz Pato e Paulo Ramos, que vão ensinar a executar - e depois provar - as receitas de "Sardinha ao Porto" e de "Bacalhau à Bulhão Pato", harmonizadas com cocktails de autor.

Estes petiscos têm inspiração literária, já que o "Menina e Moça" é uma homenagem à obra homónima do escritor dos séculos XV/XVI Bernardim Ribeiro. O projeto tem estado no Jardim da Cordoaria a promover um espaço poético e local de encontro entre livros, bebidas, amigos e viajantes do mundo.

A ligação ao Mercado Temporário do Bolhão, além dos Chefs e das iguarias, faz-se também por este ser um local de encontro de gerações, amigos e famílias. Aliás, isso mesmo se percebeu no mais recente dos "Sábados à conversa", em que o prato do dia foi a identidade do Bolhão.

Em parceria com a Divisão Municipal do Património Cultural da Câmara do Porto, a tertúlia foi moderada por Maria João Nunes e contou com a participação de Marta Nestor, investigadora da FBAUP, e com as comerciantes do Bolhão Mónica Moreira, da Cafetaria Tasse, e Maria Fernanda Pereira, da Salsicharia Branquinha.

Veja o ambiente em que se falou sobre as características das gentes que moldam e fazem do Mercado do Bolhão "o Bolhão":