Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projeto Embrulha. junta Câmara e Lipor no combate ao desperdício alimentar
21-09-2017

"Quem não come tudo, embrulha." É esta a frase de comunicação do projeto que une Câmara do Porto e LIPOR contra o desperdício alimentar no setor da restauração da cidade. Depois da experiência realizada em 2016, a iniciativa é agora relançada com uma rede bem maior de parceiros e restaurantes aderentes.


A ideia é muito simples: no final da refeição, o cliente pode levar consigo a comida que restou - basta pedir uma embalagem de origem sustentável, compostável e gratuita.


Se em 2016 o conceito foi adotado por 15 restaurantes, nesta segunda edição são já 31 (e o número pode sempre aumentar; é isso que se pretende) os que adotam o Embrulha. São ainda parceiros a APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e a gestora de resíduos Hidurbe.


O relançamento da iniciativa decorreu hoje num dos restaurantes aderentes, em sessão que contou com o vereador do Ambiente da Câmara do Porto e administrador da Lipor, Filipe Araújo, e o administrador-delegado desta mesma entidade intermunicipal, Fernando Leite.


De acordo com informação da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, os resultados obtidos em 2016 "foram bastante promissores, em termos sociais, ambientais e económicos", sendo que disponibilizar gratuitamente "embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes [dos restaurantes aderentes] desta opção revelou-se uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos".


Ambientalmente sustentável, o Embrulha. enquadra-se quer na estratégia intermunicipal da Lipor quer na política municipal de redução do desperdício alimentar. Para os clientes interessados, como se conclui, pode ser também uma medida de economia doméstica, já que permite levar o que sobrou da refeição para casa.


Mais informação e restaurantes aderentes aqui.