Sociedade

Projeto Embrulha. do Porto é exemplo na Europa para empreendedorismo social

  • Notícia

    Notícia

#fib_embrulha_03.jpg

Filipa Brito

O projeto "Embrulha.", uma iniciativa conjunta da Câmara do Porto e da LIPOR contra o desperdício alimentar no setor da restauração da cidade, foi um dos 34 referenciados pelo Unravel Tomorrow como um projeto que procura impulsionar o ativismo social e o empreendedorismo social em toda a Europa.

O Unravel Tomorrow, projeto impulsionado por organizações de seis países e apoiado pelo programa Erasmus+, procura explorar e criar um futuro mais inclusivo e inovador. Trabalha para impulsionar o ativismo social e o empreendedorismo social em toda a Europa, capacitando inovadores e empreendedores sociais como catalisadores de mudança na sociedade.

Nesse âmbito, através de entrevistas realizadas a 34 inovadores, empreendedores e ativistas sociais, foram recolhidas as suas experiências, desafios e sonhos, e desenvolvido o "The Journal" - que publica o relatório do projeto e apresenta novas ideias e perspetivas para a construção de um futuro mais inclusivo e inovador - e o "The Gallery", que apresenta as "34 caras do futuro", entre as quais está Susana Freitas, impulsionadora do "Embrulha.", entre outros projetos de combate ao desperdício alimentar.

Tendo como lema "Quem não come tudo, embrulha.", este projeto contra o desperdício alimentar no setor da restauração da cidade do Porto assenta numa ideia muito simples: no final da refeição, o cliente pode levar consigo a comida que restou, bastando para isso pedir uma embalagem de origem sustentável, compostável e gratuita.

Além da autarquia e da LIPOR, que o lançaram em 2017, dezenas de restaurantes e outras entidades têm vindo a tornar-se parceiros do "Embrulha." que, só no ano passado, evitou o desperdício de 12,7 toneladas de alimentos.