Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projeto das 100 mil árvores distinguido
13-01-2015

A Universidade das Nações Unidas (UNU) distinguiu o "FUTURO - Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto" como "Projeto de Excelência". O reconhecimento ocorreu em Okayama, no Japão, no âmbito do 9.º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.


De acordo com informação do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE.Porto), que lidera o projeto com a AMP, a iniciativa portuguesa "destacou-se na categoria de Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação-Ação".


Este projeto, que arrancou em 2011 e terminará em 2016, aposta na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas nos 17 municípios da AMP, através da plantação de 100.000 árvores. Até ao momento foram já plantadas foram plantadas, mantidas e monitorizadas mais de 37.000 árvores nativas nos vários municípios.


No Porto, mais precisamente no Viveiro Municipal, estão a ser semeados carvalhos, castanheiros, bétulas, cerejeiras, azevinhos, medronheiros, azereiros, sobreiros, entre outras espécies nativas da flora da região (num total de 14). O início da plantação contou com a presença do vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.