Sociedade

Projeto da LIPOR para a economia circular é exemplo internacional

  • Notícia

    Notícia

#fib_Lipor_02.jpg

A European Circular Economy Stakeholder Platform (ECESP), iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Comité Económico e Social Europeu para reunir as partes interessadas na promoção da economia circular, referenciou no seu website o Datacenter da LIPOR, considerando a plataforma um exemplo a seguir neste domínio. 

Com este reconhecimento, a LIPOR e os municípios associados, Câmara do Porto incluída, reforçam a sua atuação no panorama internacional do setor de resíduos.

Na senda do cumprimento do seu plano estratégico, e por forma a garantir o cumprimento das metas a que está vinculada, a entidade intermunicipal está empenhada em apoiar e promover projetos de recolha seletiva, articulados e desenvolvidos em estreita relação com os municípios que a integram, além do Porto, também Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Na cidade do Porto, esse trabalho tem vindo a ser cumprido com sucesso, através da empresa municipal Porto Ambiente. Em outubro do ano passado, a empresa anunciou a participação no projeto europeu CityLoops, que visa reduzir o consumo de recursos materiais e naturais no espaço urbano, promovendo a economia circular em diversas frentes.

Com uma taxa de reciclagem a rondar os 37% no ano de 2019, a Empresa Municipal de Ambiente do Porto, também designada como Porto Ambiente, destacou-se pelos resultados que conseguiu atingir em todas as áreas da sua competência, superando as metas e objetivos que haviam sido estabelecidos.

No período mais crítico da pandemia, a atitude proativa que a empresa adotou, quer na limpeza reforçada do espaço público quer na higienização dos ecopontos, aliado à garra e espírito de sacrifício dos seus colaboradores, não passou despercebido à população, que agradeceu todo o trabalho e empenho em tempos particularmente difíceis.

E, mesmo no "olho do furação", o investimento não deu mostras de resfriar, atendendo que, no final de abril, chegaram novos veículos e contentores para recolha de resíduos e limpeza, para garantir uma operação mais rápida e limpa, mas também mais confortável e segura para os funcionários.

Mais recentemente, no passado mês de junho, a Porto Ambiente obteve o certificado pela norma ISO 9001- Sistemas de Gestão da Qualidade, entregue pela Associação Portuguesa de Certificação - Apcer, prova do reconhecimento da sua missão na gestão de resíduos urbanos e na limpeza do espaço público, de acordo com princípios de qualidade do serviço, inovação e sustentabilidade ambiental e económica.

O que é o DATACENTER LIPOR

O DATACENTER LIPOR é a ferramenta que viabiliza a monitorização dos projetos implementados com maior precisão. Além de permitir maior fiabilidade na gestão da informação e na partilha com entidades externas, possibilita ainda a transição para um sistema "de malha fina", possibilitando quantificar os níveis de participação e estimar as quantidades entregues por cliente, de forma individual.

+ info: ECESP