Economia

Projeto (D) de EFICIÊNCIA quer promover a integração profissional de cidadãos com deficiência

  • Notícia

    Notícia

"(D) de EFICIÊNCIA" é o nome da iniciativa de networking e sensibilização para a integração de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, apresentada pela Câmara do Porto ao final do dia de ontem e promovida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e Associação Salvador.

A iniciativa, explicada pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, tem como prioridades valorizar e promover as competências de empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, estimulando a criação de condições mais favoráveis à sua integração no mercado de trabalho.

Desenvolvido com uma dupla vertente, que engloba candidatos a emprego e organizações empregadoras, o projeto permite, por um lado, a capacitação destes recursos para o desenvolvimento das suas competências e ferramentas de empregabilidade, com vista à futura integração profissional; e, por outro, informar e sensibilizar as empresas para os benefícios da integração, nas suas equipas de trabalho, de pessoas com deficiência e incapacidade.

De forma a poder abordar todas as questões, o projeto contempla diferentes iniciativas mensais que culminam na atividade final - o Dia (D) de EFICIÊNCIA - a 3 de dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência:

D de DINAMISMO: 17 de setembro - Sunset Networking

Sessão de apresentação do projeto e primeira abordagem às empresas através de um momento informal de sensibilização para a temática da Inclusão e divulgação das iniciativas seguintes contempladas no projeto.

D de DIVERSIDADE: 16 de outubro - Conferência: A Diversidade no recrutamento

Momento de formação a realizar na AEP (Associação Empresarial de Portugal), para as equipas de RH das empresas presentas na área metropolitana do Porto, e de apresentação formal do evento Dia (D) de EFICIÊNCIA, com vista à captação de empresas.

D de DIFERENÇA: 6 de novembro - RH Talks

Enquadrada numa iniciativa já decorrente na Cidade das Profissões - RH Talks - o tema central deste encontro será a inclusão e a diversidade nas empresas. Várias organizações com a marca Entidade Empregadora Inclusiva irão partilhar as suas experiências de integração e de desenvolvimento de carreiras de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

D de DIREITOS E DEVERES: 18 a 29 de novembro - Programa de Capacitação

Programa de Capacitação que visa o desenvolvimento e a promoção de competências de empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade, acompanhadas pela APCC e Associação Salvador.

Dia (D) de EFICIÊNCIA: 3 de dezembro - Iniciativa de Recrutamento

Encontro entre empresas e candidatos a emprego com deficiência e incapacidade, através da realização de entrevistas de emprego de curta duração. Pretende-se desmistificar alguns preconceitos associados ao processo de procura de emprego por parte das pessoas com deficiência e incapacidade, potenciar as suas competências de empregabilidade e de apresentação pessoal e profissional, bem como estimular a sua integração profissional.