Cultura

Projeto apoiado pelo Criatório estreia no Ateneu

  • Notícia

    Notícia

#sander_marsman_Carlos_Azeredo_Mesquita.jpg

Um projeto de Carlos Azeredo Mesquita com apoio do Criatório tem estreia nacional nesta quinta-feira, 11 de abril, no Ateneu Comercial do Porto.

"Diet plan for the western man", que integra a programação do Teatro Municipal do Porto, tem sessões às 21 horas dos dias 11 e 12 e às 19 horas do dia 13, sábado.

O espetáculo consiste numa conferência-performance em que são abordadas questões relacionadas com as funções simbólicas da comida, o seu lugar dentro das práticas culturais e a ética de comer, utilizando um conjunto de referências que passam pela antropologia, a história da arte e a cultura pop. É proposta uma reflexão sobre como pode a comida esconder sistemas de opressão ou estar ao serviço do nacionalismo através da análise de relações históricas. Quão consciente é a nossa escolha da comida que ingerimos?

O artista colaborou com Vasco Coelho Santos, chef do prestigiado restaurante portuense Euskalduna Studio, que preparou uma ementa especial a ser servida durante o espetáculo e que confrontará o público com as contradições e os significados dos alimentos ingeridos.

"Diet plan for the western man" não é recomendado a veganos ou vegetarianos, pessoas com intolerâncias alimentares ou propensas a alergias.

Carlos Azeredo Mesquita é natural do Porto e tem uma licenciatura em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pela Moholy-Nagy Universidade de Arte e Design, em Budapeste, onde estudou fotografia. Trabalhou com Neville Brody, em Berlim, ao abrigo do programa INOV-Art, e recebeu o Prémio BES Revelação em 2010. Tem trabalhado sobretudo como artista visual, apresentando-se regularmente a nível nacional e internacional.

O espetáculo "Diet plan for the western man" estreou no KW Berlin em 2018, como parte do programa público da Bienal de Berlim, e foi um dos 16 projetos apoiados pelo programa municipal Criatório no mesmo ano.