Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projeto ambiental e social mostra Bonfim à Janela
19-05-2017

Embelezar as fachadas do Bonfim, estreitar os laços comunitários, recuperar ofícios antigos e, pela interação positiva, promover esta freguesia do Porto são objetivos que se encontram numa iniciativa inédita a decorrer ao longo do verão: chama-se Festival Bonfim à Janela e apresenta-se, neste sábado, com uma feira urbana.


Flores, sim, mas também pinturas e trabalhos de macramé, croché ou serralharia, entre outras artes, prometem povoar janelas, varandas e montras do Bonfim ao longo dos próximos meses. Desenha-se, assim, "uma intervenção social e ambiental" concebida por duas arquitetas paisagistas e uma designer, em parceria com a Junta do Bonfim.


De acordo com Mena Andrade, uma das mentoras do projeto, pretende-se "semear" o conceito de "cidade feliz", convidando a população residente a "intervir numa freguesia com potencial para ter fachadas mais bonitas, beneficiando do clima de verão". Ao conceito é intrínseca a intenção de "combater o isolamento das pessoas" e criar espírito de comunidade, através da partilha de um interesse comum, da competição saudável e da "troca de saberes. O objetivo passa também por tentar recuperar ofícios esquecidos", explica a arquiteta paisagista.


Para incentivar à participação alargada, Bonfim à Janela, que se estende até setembro, assume o caráter de concurso, com a Junta de Freguesia a oferecer um prémio de 150 euros à melhor intervenção.


A iniciativa, que convida a abrir as janelas da criatividade, está já a ser dinamizada junto das entidades que representam os moradores. Neste sábado chega ao espaço público com a realização, a partir das 14 horas, de uma feira na Praça da Alegria, no coração do Bonfim.