Desporto

Programas gratuitos de treino ao ar livre regressam neste fim de semana com reforço na oferta de aulas

  • Notícia

    Notícia

#jq_01junho2019_dias_com_energia_00.jpg

O programa "Dias com Energia" vai ser retomado já na manhã do próximo sábado, dia 13, com duplicação da oferta de aulas gratuitas de pilates, ioga e tai chi. E o "Domingos em Forma" regressa no dia seguinte, de forma reforçada, passando a realizar-se todas as semanas, ao invés de quinzenalmente. Face às atuais contingências, as iniciativas estão agora sujeitas a inscrição prévia e ao limite de 20 participantes por aula, de modo a assegurar o distanciamento entre praticantes. Todas as atividades são realizadas ao ar livre. Inscreva-se.

O programa municipal Dias com Energia será o primeiro regressar, com as aulas a terem lugar já a partir dos próximos sábado e domingo, dias 13 e 14 de junho.

De participação gratuita, embora agora sujeito a inscrição prévia e a um limite de duas dezenas de participantes, o programa passa a realizar-se apenas no exterior, propondo aulas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose em quatro espaços distintos da cidade: Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade do Porto e, agora, também Parque Oriental e Parque da Pasteleira.

A extensão do programa resulta de uma parceria celebrada entre a empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto com o Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara do Porto, ao abrigo do programa AIIA (Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa), no âmbito da atividade "Porto com Corpo&Alma".

Este inovador projeto municipal, apoiado pelo Portugal 2020, através do Programa Operacional NORTE 2020, visa promover um conjunto de atividades físicas e de animação junto das comunidades mais desfavorecidas da cidade.

A atividade não é recomendável a grávidas, pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crónicas.

Domingos em Forma passa a programa semanal

O Domingos em Forma deixa de ser quinzenal e passa a ter uma periodicidade semanal, sempre aos domingos de manhã, entre as 10 e as 11 horas. Em termos de restrições, este programa de exercício físico e caminhadas passa a ter lugar apenas no exterior, abandonando a parte inicial no Pavilhão do Lagarteiro para se desenrolar integralmente no Parque Oriental do Porto. Deixa também de estar disponível o transporte gratuito entre a Estação de Campanhã e o Pavilhão do Lagarteiro.

De resto, as regras em tudo são semelhantes às do Dias com Energia, já que cada sessão passa a estar limitada a 20 participantes, que serão depois divididos em dois grupos de 10 pessoas. O ponto de encontro passa a ser a entrada principal do parque, próxima do Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

Também neste caso se desaconselha a participação a grávidas e a pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crónicas.

O regresso destes dois programas de promoção de atividade física e desportiva em contexto não competitivo ao ar livre segue o cumprimento das novas regras do Governo neste domínio.

Assim, será proibida a partilha de materiais e equipamentos entre os praticantes, impondo-se também a limitação de participantes e exigindo-se o respeito por um distanciamento mínimo. Embora as atividades continuem a ser gratuitas, será agora obrigatória uma inscrição prévia em cada uma das iniciativas, através do email desporto@agoraporto.pt. As inscrições devem ser feitas a cada semana.

Dias com Energia

20 vagas por aula


Sábados

> Jardins do Palácio de Cristal:

9 horas - Pilates

10 horas - Ioga

11 horas - Tai chi

> Parque Oriental da Cidade*:

10 horas - Tai chi

11 horas- Ioga

> Parque da Pasteleira*

10 horas - Ioga

11 horas - Pilates

*aulas variam a cada sábado, entre as três modalidades (ioga, pilates e tai chi)


Domingos

> Parque da Cidade

9,30 horas - Tai chi (junto ao viaduto de acesso ao Edifício Transparente)

11 horas - Método De Rose (junto ao Pavilhão da Água)

Domingos em Forma


Domingos

> Parque Oriental da Cidade

Das 10 às 11 horas (20 vagas por sessão)