Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Verão é no Porto" com 400 eventos até setembro
25-07-2015

O programa "Verão é no Porto", iniciado a 18 de julho, apresenta até final de setembro mais de 400 propostas de animação na cidade, maioritariamente gratuitas e de acesso livre. Os eventos foram pensados para satisfazer todos os públicos e para aproveitar os recursos únicos das ruas, praças, largos, estações e jardins do Porto. Este fim de semana há mais novidades.

 

O Porto está sempre em alta, mas é no verão que fica no ponto. Em 2015, a Câmara Municipal do Porto e a Porto Lazer voltam a apostar numa programação eclética para a estação, com iniciativas destinadas a todos os gostos e a qualquer faixa etária.

 

A oferta foi renovada e adaptada aos diferentes públicos da cidade - residentes e visitantes - mas manteve as iniciativas que são já imagens de marca do verão portuense: o Cinema Fora do Sítio, o Festival Varandas, o Porta-Jazz ao Relento, as Porto Sunday Sessions ou os Concertos na Avenida, entre outros.

 

A música volta a ter este ano um grande peso no programa, com dezenas de concertos e atuações de DJs. Jazz, pop, rock, indie, eletrónica, hip-hop, música experimental ou clássica, em pequenos coretos de jardim ou em grandes anfiteatros urbanos, como a Avenida dos Aliados ou o Parque da Cidade, de tudo se vai ouvir no Porto até outubro. Mas as artes performativas, o cinema e as corridas (em estrada e na água) também se destacam na longa lista de eventos previstos, que reúne ainda exposições, feiras e mercados, festas e festivais, aulas e competições desportivas.

 

Durante as próximas 12 semanas, os pontos altos da animação serão sempre aos fins de semana, dias em que o mais difícil será mesmo optar perante tanta oferta.

 

RELAXAR NO JARDIM, NA PRAIA OU NA PRAÇA

 

Aos sábados, entre as 15h00 e as 20h00, quem quiser recuperar energias para a semana será bem-vindo nas Jameson Lazy Sessions, que juntam a beleza do Jardim das Virtudes ao som de projetos musicais emergentes, muitos deles portuenses. E, aos domingos, haverá momentos de relax noutros quatro espaços verdes da cidade, com as Somersby Porto Sunday Sessions. Mais de 60 horas de música serão divididas pelo Jardim do Passeio Alegre (julho), os Jardins do Palácio de Cristal (agosto), o Parque da Cidade (setembro) e o Jardim de São Lázaro (outubro), em 15 sessões, sempre entre as 16h00 às 20h00 e com a companhia do Pink Market.

 

Os Jardins do Palácio de Cristal continuarão também a receber aulas abertas de tai chi, pilates e yoga, inseridas nos Dias com Energia. Nas manhãs de domingo, a iniciativa muda-se para o Parque da Cidade, com a prática de tai chi e de método DeRose.

 

Para os que preferirem outro tipo de exercício, o Baixa em Boa Forma continuará a promover atividades desportivas em todos os fins de semana de julho e setembro. O programa centra-se sobretudo na Praça D. João I, com sessões de atletismo, caminhadas e orientação, desportos radicais ou de combate e ainda o Outdoor Porto Volleyball, um conjunto de propostas dinamizadas pelo Porto Voléi, entre 27 de julho e 2 de agosto. Além desta ação na Baixa, o clube vai levar a sua modalidade também à Praia Internacional, de 21 de julho a 16 de agosto, através do Beach Porto Volleyball. Treinos, torneios e jogos de exibição vão envolver jovens atletas e grandes estrelas do desporto nos dois recintos. 

 

No verão continuam ainda a decorrer diversas atividades anuais do programa Porto em Boa Forma: a Orientação no Parque (percurso de 30 pontos espalhados pelo Parque da Cidade), o No Porto a Vida é Longa (conjunto de aulas de desporto sénior), o Percurso da Marginal (12 quilómetros assinalados desde a Rotunda Cidade do Salvador até ao Freixo) e o Anda Porto (caminhadas ou corridas realizadas em grupo em com especialistas no Parque da Cidade, todas as terças-feiras, às 19h00, e aos sábados, às 10h00).

 

VOAR NO RIO, NAS VARANDAS, NAS TELAS E NO PALCO

 

No verão do Porto não cabem apenas os que gostam de ritmos lentos e de relaxamento. Julho terminará a alto gás e altos serão também os níveis de adrenalina trazidos por agosto. Isto porque o ponto alto do mês será o Grande Prémio de Portugal de F1 em Motonáutica, prova a contar para o campeonato mundial da modalidade. Durante três dias - 31 de julho, 1 e 2 de agosto -, os melhores pilotos mundiais prometem voar baixinho nas águas do Douro, ao volante de barcos que atingem velocidades superiores a 200 km/h. São esperados milhares de espetadores nas margens de Porto e Vila Nova de Gaia, cidades que organizam em conjunto este grandioso evento desportivo internacional.

 

Em agosto, regressam também dois projetos marcantes do programa "Verão é no Porto", com novidades na localização: o Festival Varandas e o Cinema Fora do Sítio. O primeiro alarga-se agora à Rua de Chã, ao Passeio de São Lázaro e às Fontainhas, mantendo espetáculos em Miragaia, Clérigos e Rua das Flores. Entre 31 de julho e 4 de setembro, oferece espetáculos nas noites de sexta-feira e atividades para famílias nas manhãs de sábado. A edição deste ano dedica-se ao cinema mas não exibe qualquer filme. Vai-se falar de cinema através de outras artes, com homenagens aos cineastas do mundo, à música, à palavra, ao drama e à comédia, aos atores, aos amantes que ainda batem palmas no fim de um filme, ao que é nacional e ao que não é, e a esta cidade do mundo que é o Porto.

 

E a sétima arte vai até saltar das varandas mas não para voltar às salas tradicionais. O Cinema vai-se espalhar por vários espaços públicos, em diversas zonas da cidade. Praças, jardins e estações vão exibir um total de sete filmes, de géneros cinematográficos diferentes, para tentar abranger mais público. Este ano, a Estação de São Bento e a Alameda das Fontainhas estreiam-se nas sessões do Cinema Fora do Sítio, agendadas para as sextas e sábados de agosto, sempre às 21h30.

 

Também a música vai estar fora de portas, nas noites de sábado. Os Jardins do Palácio de Cristal voltarão a albergar o Porta-Jazz ao Relento, que apresentará cinco concertos gratuitos, sempre com início às 22h00. Os tons jazzísticos vão soar no local até setembro, com uma segunda dose de cinco espetáculos incluída na programação paralela da Feira do Livro do Porto 2015.

 

LER, CORRER E FESTEJAR ATÉ AO FIM DO VERÃO

 

A música será apenas uma das atrações do vasto programa paralelo da Feira do Livro, que levará debates, exposições, performances, atividades lúdicas para crianças e famílias, cinema, apresentação de livros e sessões de autógrafos à Avenida das Tílias, ao Auditório da Biblioteca Almeida Garrett e à sua galeria. Apesar de este ano a Câmara Municipal do Porto ter aumentado o número de stands para 130, a forte adesão de editoras, livreiros e alfarrabistas levou ao fecho antecipado das inscrições no evento, uma semana antes da data prevista. Com a Felicidade como tema, esta edição irá distinguir a escritora portuense Agustina Bessa-Luís. Voltará a apostar na venda de livros a preços reduzidos. E o objetivo é superar os 200 mil visitantes de 2014, ano em que voltou a ser organizada pelo município, oito décadas depois.

 

Além do início da feira, o primeiro fim de semana de setembro mostrará a força da programação deste mês, com dois grandes espetáculos gratuitos de música clássica. Os Concertos na Avenida, resultantes de uma pareceria entre a Casa da Música e a Câmara Municipal do Porto, prometem voltar a juntar milhares de veraneantes nos Aliados. Na sexta-feira, a Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, vai tornar-se numa big band dos anos 30 e transformar a Avenida no maior salão de dança da cidade, ao ritmo do swing. No dia seguinte, 5 de setembro, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Músicaregressa ao local, trazendo na memória o sucesso arrebatador das atuações nos anos anteriores. Dirigida pelo maestro Pedro Neves, a orquestra vai apresentar um espetáculo dedicado aos ritmos ibéricos, com alusões ao fandango e à ópera, e viagens desde o Alentejo até à Andaluzia.

 

No sábado seguinte, a música tornará a invadir a Baixa portuense, com a quinta edição do NOS em D'Bandada. Depois de juntar mais de 250 mil pessoas em 2014, o festival, que é já chamado de "São João da Música", vai estender-se por 60 concertos gratuitos, em 20 palcos, tudo entre as 16h00 e as 02h00.

 

E depois dos dois primeiros, o terceiro sábado do mês será também um dia de celebração. A 19 de setembro, o Parque da Cidade abrirá as portas à Festa do Continente, uma longa jornada de animação gratuita (das 10h00 às 22h00) que incluirá o aguardado concerto de Tony Carreira. Depois de passar por 12 localidades, de norte a sul do país, o evento termina a sua tour na Invicta, com uma programação dedicada a toda a família.

 

No mesmo dia, o Porto Extreme XL mostrará que setembro não se faz só de "cantigas" e que também haverá eventos para os mais resistentes. Pelo segundo ano consecutivo, a etapa do Campeonato do Mundo de Extreme Enduro vai decorrer na Ribeira. Entre as 10h00 e as 16h00, as mais emblemáticas escadarias da zona histórica da cidade serão o palco de uma das mais espetaculares e desafiantes provas do calendário internacional de motociclismo. No dia seguinte, os desafios para os mais "duros" continuam, com a Meia-Maratona do Porto. O evento vai incluir duas provas: uma corrida de 21,0975 km, para atletas federados e amadores, e uma caminhada de 6 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos. E a oferta desportiva termina no último fim de semana de setembro, com mais um evento internacional: a 4.ª edição da Porto City Race. Esta competição de orientação pedestre urbana está integrada no Circuito Europeu da modalidade e é constituída por três etapas diárias.

 

Finalmente, a estação terminará como começou: com uma grande festa. A 25 e 26 de setembro, as Noites Ritual vão encerrar a programação da cidade e a época dos festivais de verão, recuperando uma tradição antiga. Serão dois dias de celebração da música portuguesa, com atuações de Capicua e PZ, na sexta-feira, e de Diabo na Cruz e Rita Red Shoes, no sábado. Assim vai acabar um longo ciclo de programação, com a certeza de que, depois do verão, a animação no Porto não entra de férias.

 

Agenda completa em: http://issuu.com/porto-lazer/docs/agenda-verao-e-no-porto-2015