Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa Shuttle apoia quatro novos projetos de internacionalização
26-05-2020

O programa de apoio à internacionalização artística Shuttle irá apoiar quatro novos projetos, na sequência da aprovação na reunião de Câmara desta segunda-feira.


Os projetos apoiados apresentaram a sua candidatura durante a segunda fase do concurso, que terminou a 20 de março. O júri, composto por Miguel Leal, Fátima São Simão e Pedro Junqueira Maia, selecionou os quatro projetos, que se inscrevem em três das quatro áreas abrangidas pelo programa.

Nas artes performativas, Flávio Rodrigues irá apresentar "Rúptil | na era dos castigos incorpóreos" e "Efígie | Princípios", criações de carácter performativo e instalativo, na 14.ª edição do Festival Mandala em Wroclaw (Polónia). Simultaneamente abrangido pelas categorias de artes performativas e artes visuais e curadoria, Tânia Dinis apresentará o projeto "Álbuns da Terra" - composto por três apresentações, instalações audiovisuais e uma oficina criativa a partir de imagens de arquivo - em São Paulo (Brasil). Na Performance e composição musical, o pianista António Oliveira apresentará um recital integrado na programação da Chopin Society of Connecticut no New Britain Museum of American Art (Connecticut, EUA). Por último, foi também apoiado o concerto de Gileno Santana Trio no emblemático Ronnie Scott's Jazz Club, em Londres, espetáculo que integra a digressão do trio por diferentes salas de espetáculo em vários países.

Integrado na plataforma Pláka, o programa Shuttle encontra-se na sua terceira edição e este ano com um orçamento total superior ao dos anos anteriores, de 50 000 euros. O concurso continua aberto em permanência até novembro de 2020 para apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto e que se realizem até 31 de março de 2021.

As candidaturas devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico plaka@cm-porto.pt e o regulamento e respetivos requisitos para a candidatura estão disponíveis na página do programa. De dois em dois meses, na última semana de cada mês ímpar, o júri irá analisar todas as candidaturas submetidas durante esse período e deliberará a atribuição de apoios.

O Shuttle apoiou até à data um total de 10 projetos em 2020, 12 em 2019 e 10 em 2018.