Sociedade

Programa Shuttle apoia mais seis projetos de internacionalização

  • Notícia

    Notícia

Shuttle_2019.jpg

O programa de apoio à internacionalização artística Shuttle vai apoiar seis novos projetos, na sequência da aprovação na reunião de Câmara, hoje de manhã.

"João Pais Filipe" da editora de música Lovers & Lollypops; "Phobos - Orquestra robótica disfuncional" da Sonoscopia; "East European Film Festivals Network" da Pluseast - Associação Cultural; "Neve" do Balleteatro; "Grand Tour-Allegorical Scent: Itália, Siracusa, Ex-Mercato Comunale" da Heart of Glass - Associação Cultural; Festival Mindelact 2019 do Teatro de Marionetas do Porto são os projetos apoiados e que terão apresentações até março de 2020.

Com estes novos apoios, o concurso municipal atingiu o orçamento previsto para 2019 e terá uma nova edição em 2020 com uma dotação orçamental reforçada, dando continuidade ao seu objetivo de promoção da cultura da cidade e do trabalho de artistas, autores e agentes culturais sediados no Porto.

O programa já apoiou sete projetos em 2019, apresentados em vários locais do mundo. "Boca Muralha", peça de dança de Catarina Miranda, foi apresentada no Palais de Tokyo, em Paris, em abril; o Coletivo de Curadores inaugurou "El Futuro ya ha comenzado" na XIII Bienal de Havana; e o projeto "Camerata Nov'Arte: digressão à Eslováquia 2019", da associação Momentos Oblíquos, apresentou três concertos nas cidades eslovacas de Bratislava, Levice e Zvolen.

"Gli Oratori_The Speakers", de Sérgio Leitão, foi apresentado em maio no Palazzo Bembo, em Veneza, e nos próximos meses serão ainda apresentados "Em Posições de Dança", de Paulo Aureliano da Mata, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica no Rio de Janeiro; "ONEby1" de Ana Renata Polónia e Nuno Pimenta, na Quadrienal de Praga; e "I know it when I see it", de Carlos Azeredo Mesquita, no Maschinenhaus Essen.

O programa Shuttle integra a plataforma Pláka agregadora dos projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto.