Sociedade

Programa Shuttle apoia internacionalização artística com mais 3 bolsas

  • Notícia

    Notícia

Shuttle.jpg

A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade a atribuição de mais três bolsas de apoio à internacionalização artística através do programa Shuttle.

Este concurso de apoio à internacionalização artística, que teve início em abril passado e estará aberto em permanência até dezembro próximo, pretende promover a cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais do Porto no estrangeiro.

Na sua terceira reunião, o júri - composto por Guilherme Blanc, Pedro Tudela e Vânia Rodrigues - deliberou apoiar os projetos "Água Forte" de Mónica Baptista; "Jardim Atlântico" de Rita Castro Neves; e "Papercutz" de Bruno Pinto, deliberação que o Executivo municipal aprovou por unanimidade na reunião desta manhã.

O programa Shuttle, cuja verba total é de 30 000 euros e que prevê bolsas de apoio entre os 1 500 e os 7 500 euros, já apoiou até à data seis projetos nas áreas de "Artes visuais e curadoria" (quatro projetos apoiados), "Performance e composição musical" (um projeto apoiado) e "Tradução e criação literária e ensaística" (um projeto apoiado). Relembre-se que, além das três modalidades acima mencionadas, o programa também visa apoiar projetos na área das "Artes performativas".

Até ao final do ano ainda terão lugar mais duas reuniões do júri para deliberação de candidaturas e possível atribuição de apoios no âmbito do concurso, estando a próxima marcada para a última semana de outubro.

Os projetos de internacionalização têm de prever a sua realização até março de 2019, devendo as candidaturas ser submetidas através do endereço de correio electrónico dmcc@cm-porto.pt.
O regulamento do programa pode ser consultado aqui.

Entretanto, a Câmara do Porto recebeu a notícia de que o poster do Shuttle foi selecionado para integrar a Golden Bee Biennale of Graphic Design, em Moscovo.

Assim, este suporte - da autoria da designer Márcia Novais, que desenvolveu toda a identidade gráfica do programa Shuttle - estará a concurso na terceira edição do Shenzhen International Poster Festival, na China.