Cultura

Programa Shuttle apoia a internacionalização de três novos projetos

  • Notícia

    Notícia

#Laetitia_Morais_e_John_King_SONGS_AND_TRACES_WITH_THE_LENGHT_OF_AN_OCEAN.jpg

#Laetitia_Morais_e_John_King_SONGS_AND_TRACES_WITH_THE_LENGHT_OF_AN_OCEAN

O programa de apoio à internacionalização artística Shuttle vai apoiar três novos projetos, na sequência da aprovação do Executivo Municipal, em reunião ocorrida nesta segunda-feira.

O júri, composto por Miguel Leal, Fátima São Simão e Pedro Junqueira Maia, selecionou três projetos que apresentaram candidatura durante a quarta fase do concurso, e que se inscrevem em duas das quatro áreas abrangidas pelo programa, Artes Performativas e Artes Visuais e Curadoria.

Na primeira categoria, será apoiado o projeto "ESTREITO/ESTRECHO", um espetáculo do Teatro Experimental do Porto e do Teatro La Maria, do Chile, que parte de um texto original escrito a duas línguas. A peça refletirá sobre dos 500 anos que passam desde a primeira viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães.

Nas Artes Visuais e Curadoria, foi apoiado "SONGS AND TRACES WITH THE LENGHT OF AN OCEAN", filme que contempla uma documentação de dez anos de correspondências escritas, visuais e sonoras sobre a referência dum "novo mundo"; de uma "nova rota da seda" ou de um "novo tempo", com a direção artística de Laetitia Morais e a participação de John King. Além deste, "O Germinador de Sementes: Sustentabilidade como Empatia", instalação pública apresentada no âmbito da Bienal de Design de Istambul: Empathy Revisited: designs for more than one, que se propõe refletir sobre a autossuficiência alimentar.

Incluindo estes três novos projetos, o Shuttle já apoiou um total de 18 iniciativas em 2020, mais cinco do que em 2019, tendo atingido o orçamento previsto para este ano.

O concurso terá uma nova edição em 2021, estando planeado um reforço orçamental, e dará continuidade ao seu objetivo de promoção da cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais sediados no Porto.

Todos os projetos apoiados pelo programa podem ser conhecidos aqui.