Sociedade

Programa O Porto é Lindo convida seniores da cidade para visita aos Clérigos

  • Notícia

    Notícia

#mno_chaves_clerigos_01.jpg

Miguel Nogueira

Está marcada para 30 de maio mais uma visita do programa O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65, desta vez ao Conjunto Arquitetónico dos Clérigos, destinada ao público em geral com idade igual ou superior a 65 anos, residente na cidade do Porto. A participação é gratuita, com preenchimento das vagas por ordem de chegada das inscrições.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural mas também de socialização e de cidadania.

A participação na visita é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email dmds@cm-porto.pt, devendo a mesma ser feita até ao dia 23 de maio. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada do pedido de inscrição.

Classificado Monumento Nacional desde 1910, o Conjunto dos Clérigos, de inspiração barroca, foi desenhado por Nicolau Nasoni, datando a sua edificação do século XVIII. Nesta visita os participantes poderão descobrir a riqueza histórica da sua igreja e torre. A unir estes dois elementos está a Casa da Irmandade, transformada em 2014 num museu. Espaços antes privados, destinados ao quotidiano da Irmandade dos Clérigos, prestam-se agora a um regresso ao passado aberto ao público, devidamente contextualizado.

Iniciado em janeiro, o programa O Porto é Lindo, numa primeira fase dirigido a comunidades de instituições, passou a partir de março a apresentar propostas de roteiros turísticos aos cidadãos seniores da cidade em geral, que podem inscrever-se individualmente.

+info

Para mais informações poderá contactar-se o Departamento Municipal de Desenvolvimento Social através do número 22 589 92 60.