Sociedade

Programa municipal Shuttle tem candidaturas abertas

  • Notícia

    Notícia

Shuttle_2019.jpg

O programa municipal Shuttle, que pretende estimular a internacionalização da prática artística contemporânea de artistas, autores e agentes culturais do Porto, tem novo concurso aberto para o ano de 2019.

O concurso funcionará em permanência até 18 de dezembro de 2019 e está destinado a projetos a desenvolver internacionalmente em qualquer das quatro modalidades: artes visuais e curadoria; artes performativas; performance e composição musical; tradução e criação literária e ensaística.

Os projetos devem prever a sua realização até 31 de março de 2020, podendo as candidaturas ser submetidas através do endereço de correio eletrónico plaka@cm-porto.pt. O regulamento do programa e requisitos para a candidatura estão disponíveis na página da plataforma Pláka.

A verba total do concurso para a atribuição de bolsas de apoio ao longo deste ano é a mesma de 2018 - 30 000 euros - e cada bolsa terá um valor compreendido entre os 1 500 e os 7 500 euros.

De dois em dois meses, na última semana de cada mês par, o júri do Shuttle irá analisar todas as candidaturas submetidas durante esse período e deliberará a atribuição de apoios.

O júri deste ano é composto por Inês Moreira, arquiteta, curadora e docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Nuno M. Cardoso, professor, encenador, ator e assessor da direção artística do Teatro Nacional São João; e Sérgio Pacheco, músico e chefe de naipe de trompete da Orquestra Sinfónica da Casa da Música.

O programa Shuttle integra a plataforma Pláka, que reúne um grupo de projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, através das iniciativas Aquisição, Colectivos Pláka, Anuário, Shuttle, Inresidence e Criatório, programa de apoio à criação artística cujo período de candidaturas está aberto até ao final de janeiro.