Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa Move Porto regressa hoje com serviço noturno de metro 24 horas
09-06-2016

Foi hoje apresentado em conferência de imprensa na Câmara do Porto, a terceira edição do Move Porto, serviço noturno do Metro do Porto em vésperas de feriados, sextas e sábados.


A iniciativa arranca hoje e terminará a 2 de outubro. Na rede de metro, a Linha Amarela (D), entre Santo Ovídio e o Hospital S. João, e a Linha Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, estão em funcionamento contínuo ao fim de semana e vésperas de feriado, complementando a oferta da rede madrugada da STCP.


O presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Jorge Delgado, afirmou que esta operação noturna sazonal movimentou 220 mil pessoas nas duas edições anteriores, sendo que, em 2015, teve "um impacto global de 5%" no crescimento do número de validações".


De acordo com a Metro do Porto, durante os meses em que decorreu o Move Porto, na 1.ª edição da iniciativa, foram transportadas em média 2.800 pessoas/dia, enquanto na 2.ª edição, em 2015, a média do número de clientes transportados aumentou para 3.500/dia.


"Antes de mais, trata-se de prestar serviço público", disse Jorge Delgado, acrescentando que esta operação noturna do metro nas linhas Amarela (entre as estações do Hospital de S. João e Santo Ovídeo) e Azul (Estádio do Dragão-Senhora da Hora) conta com a complementaridade da STCP, com a sua rede da madrugada, que neste período de tempo "é melhorada e reforçada".


A rede de madrugada da STCP, que opera durante todo o ano, permite fazer a cobertura aos concelhos periféricos do Porto.


Também a vereadora do Urbanismo da Câmara do Porto, Cristina Pimentel, referiu que, de acordo com monitorizações efetuadas nos dois anos anteriores, no período do Move Porto registou-se "um decréscimo no tráfego automóvel" no centro da cidade, comparando com os outros meses de operação regular do metro.


A terceira edição conta com o NorteShopping como parceiro, que dá um apoio financeiro, sendo que o metro circulará durante 24 horas com uma frequência de 20 minutos, sendo válido para estas viagens o título Z2.


Neste período até outubro, a rede do metropolitano conta com um reforço das condições de segurança, através do recurso à PSP e a empresas de segurança privada.


De acordo com o documento distribuído na conferência de imprensa, "o aumento exponencial no número de espaços de diversão noturna na baixa do Porto tornou, sobretudo nos últimos anos, o centro da cidade um local de eleição para aqueles que procuram noites repletas de animação".


"Por esse motivo e dados os condicionamentos de circulação e estacionamento na zona central da cidade, durante os fins de semana, o Metro assume-se como o meio de transporte preferencial até à baixa", acrescenta.