Desporto

Programa Futebol Doce ajuda pessoas com diabetes a fintar a doença

  • Notícia

    Notícia

O projeto-piloto Futebol Doce, desenvolvido no Porto, comprova que a prática desportiva regular e orientada contribui para melhorar significativamente a saúde e qualidade de vida das pessoas portadoras de Diabetes tipo 2.

Começou em setembro de 2018 e já vai na segunda edição. O programa pioneiro investe na modalidade futebol a andar para, literalmente, pôr pessoas com Diabetes tipo 2 a mexer.

Especificamente pensada para estes participantes, as aulas decorrem no Pavilhão do Centro Social das Forças Armadas, local aonde o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, se deslocou nesta sexta-feira com o vereador da Coesão e Habitação Social, Fernando Paulo.

Ali, retiveram as mais-valias daquela modalidade desportiva no âmbito da gestão da doença, que tem demonstrado melhoria nos parâmetros de saúde dos participantes, com consequentes ganhos de qualidade de vida, bem como na diminuição da prescrição medicamentosa.

A primeira edição terminou em maio deste ano e envolveu um grupo de utentes portadores de Diabetes tipo 2, com idades entre os 55 e os 70 anos, do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental (ACeS Porto Oriental). Foi ministrada sob a orientação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em parceria com a Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol.

Atendendo aos resultados positivos do projeto-piloto, a AUACESPOR - Associação dos Utentes do ACeS Porto Oriental e o ACeS Porto Oriental quiseram dar seguimento ao projeto, permitindo a continuidade de utentes já envolvidos e considerando ainda futuros beneficiários.

Nesse âmbito, a Câmara do Porto apoiou a continuidade do projeto com a atribuição de um apoio financeiro à AUACESPOR, no valor aproximado de 11 mil euros, correspondendo ao custo do técnico que acompanha as sessões e ao aluguer do campo onde decorrem os treinos.

A nova edição do programa Futebol Doce arrancou em novembro e termina no ano que vem, com a última aula marcada para 18 de dezembro de 2020.