Sociedade

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas já abriu as candidaturas

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_INATEL_apresentacao_12.jpg

Miguel Nogueira

O período de candidaturas à 4.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), destinado a clubes e associações desportivas de base local, está a decorrer de 22 de janeiro até 20 de fevereiro.

O PRID, que é executado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), visa promover a modernização e a requalificação do parque desportivo de clubes e associações locais, por forma a melhorar as condições da prática desportiva das populações.

Nas três últimas edições deste programa, foram investidos 4,5 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, a que correspondeu a um valor elegível das obras comparticipadas de cerca de 14 milhões de euros. No total, foram abrangidos 267 clubes e associações.

As despesas elegíveis incluem intervenções diversas relacionadas com obras de renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes. Estão contemplados, por exemplo, pavimentos desportivos, coberturas e paredes, vestiários e balneários, instalações sanitárias, construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade; construção ou reparação de vedações; adaptação da instalação existente para assegurar a acessibilidade de indivíduos de mobilidade condicionada; melhorias para uma maior eficiência energética; obras de ampliação; obras de substituição de elementos construtivos que contenham poeiras / fibras de amianto; outras.

A comparticipação do IPDJ não pode ultrapassar 50% do total das despesas que se consideraram elegíveis na análise técnica do orçamento apresentado pelas entidades candidatas, no valor máximo de 50 mil euros, com IVA incluído.

As candidaturas, que estão a decorrer no portal do IPDJ, pressupõem o prévio registo da entidade candidata na plataforma de candidaturas a programas de apoio deste instituto. Poderão ser esclarecidas dúvidas relativas à elaboração das candidaturas durante o período de abertura das mesmas, através do número de telefone geral do IPDJ: 210 470 000.