Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa de Passeios no Parque faz visita guiada ao de São Roque da Lameira
13-10-2017
O programa da primeira edição dos Passeios no Parque continua neste sábado com uma visita guiada ao Parque de São Roque da Lameira. E já está programada outra ao Parque Oriental.

A iniciativa pretende levar à descoberta das centenas de hectares que compõem os sete parques urbanos do Porto, tendo a particularidade de contemplar a tradução para Língua Gestual.

O Parque de São Roque ou Quinta da Lameira, que teve origem na divisão da Quinta da Bela-Vista, foi adquirido à família Calém pela Câmara do Porto em 1979, sendo aberto ao público nesse mesmo ano e revitalizado no início de 1990.

Neste parque de características bem românticas, podemos apreciar um conjunto de esculturas aí instalado pela Câmara, o labirinto de Buxus sempervirens e uma capela até então existente no Largo Actor Dias.
Nos seus cerca de 4,5 hectares, destacam-se ainda espécies como o Jacaranda (Jacaranda ovalifolia), a Canfora (Cinnamomum Camphora) e os vários exemplares de Camélias (Camelia Japonica).

Depois do Parque de S. Roque, este programa da Direção Municipal de Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos tem agendada até ao final deste ano uma visita guiada ao Parque Oriental da Cidade, cuja existência é ainda desconhecida por muitos portuenses, apesar de ter já 10 hectares e a autarquia ter até já prevista a duplicação da sua área. Esta visita será realizada a 18 de novembro sob condução do autor do projeto, o arquiteto paisagista Sidónio Pardal.

Todas as visitas do Programa Passeios no Parque têm início às 14,30 horas e são de participação gratuita, mas sujeita a pré-inscrição para parquesurbanos@cm-porto.pt ou pelo telefone 225 320 080.