Sociedade

Programa de inclusão Música para Todos entrega instrumentos a estudantes do Cerco do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_musica_para_todos_40.JPG

Miguel Nogueira e Filipa Brito

A cantora portuense Marta Ren é a madrinha da edição deste ano do programa municipal de inclusão social "Música para Todos", no âmbito do qual um grupo alargado de alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto vai receber instrumentos musicais.

A oferta é concretizada às 18 horas desta quarta-feira, 15 de janeiro, nos Paços do Concelho, em sessão com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, e a própria madrinha do programa, que sucede assim ao músico Miguel Araújo.
O evento, em que participam os alunos beneficiados, as suas famílias e convidados, inclui também a atuação da Orquestra Juvenil da Bonjóia para interpretar "Voyage entre amis", de Kevin Dauzat, "Help" e "Ob-La-Di, Ob-La-Da", dos Beatles. 

O "Música para Todos" visa promover o sucesso escolar através do estímulo do ensino articulado da música, indo os instrumentos oferecidos acompanhar daqui por diante a vida académica dos jovens alunos.

Organizado desde 2010 pela Câmara do Porto, este programa alicerça a inclusão social num projeto educativo sólido, fundamentado nos princípios da diversidade cultural, possibilitando às crianças e jovens que vivem em ambientes mais vulneráveis conhecer outras realidades, outras culturas e linguagens, que transparecem nos seus desempenhos e resultados escolares.

A iniciativa municipal garante a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social e territorial, aproveitando o ensino da música como estratégia de apoio à integração de crianças e jovens numa zona de maior vulnerabilidade cultural e social. Atualmente, conta com a parceria do Ministério da Educação e da Escola de Música Silva Monteiro, estando a funcionar num universo de 90 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto.

Todos os anos, a Câmara do Porto promove esta cerimónia de entrega de instrumentos musicais, oferecidos pelo próprio Município aos novos alunos que ingressam no 5.º ano, tendo já contado com o apadrinhamento de músicos e artistas como os Oupa, Rui Reininho, Miguel Guedes, Miguel Araújo, entre outros, e agora com Marta Ren.