Sociedade

Programa de empreendedorismo lançado pela Câmara do Porto e pela Fundação da Juventude.

  • Notícia

    Notícia

O "primeiro programa de empreendedorismo de base local" foi lançado ontem pela Câmara do Porto e pela Fundação da Juventude. Com este programa pretende-se fomentar a capacidade de empreendedorismo dos jovens do concelho e promover ideias de negócio.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, adiantou que a "primeira iniciativa" do "Empreende Jovem" é a criação de uma plataforma online (www.empreendejovem.pt), onde se "congrega toda a informação" disponível sobre o programa, tais como as ações e os apoios destinados ao empreendedorismo a desenvolver na cidade do Porto.

O responsável da Fundação realçou que "este é o primeiro projeto que congrega esforços entre a Fundação da Juventude e uma autarquia", salientando o caráter de "parceiros estratégicos" da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto.

Segundo Ricardo carvalho, o programa Empreende Jovem também se concretiza num "concurso de ideias de negócio" na cidade do Porto.

Estão programadas ações de formação subordinadas ao tema do empreendedorismo para jovens licenciados desempregados e sessões formativas em contexto escolar, uma vez que "queremos, junto dos jovens, fomentar uma cultura do empreendedorismo", disse este responsável.

Para a Fundação da Juventude, trata-se de uma "estratégia de formação e educação para o empreendedorismo", a partir da qual, Fundação e autarquia criam "um conjunto de iniciativas continuadas", tendentes a afirmar o Porto "como cidade de referência no empreendedorismo jovem".

Os destinatários deste projeto são os jovens residentes e/ou estudantes no Porto.

"Move Your Way @ Porto" é uma das iniciativa, que se apoia num roteiro local do empreendedorismo, como "sessões de capacitação presenciais nas escolas e universidades" para "difundir o desenvolvimento do espírito de iniciativa, a motivação pelo empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras".

O "Empreende Jovem" também tem como público-alvo os jovens do ensino Secundário, Profissional e Universitário, que têm assim acesso ao programa de empreendedorismo através de um concurso de ideias.

De acordo com os organizadores, "o objetivo passa por incentivar os jovens a apresentar projetos inovadores, elegendo como áreas de referência o Empreendedorismo Criativo e Social. A formalização das candidaturas deve ser efetuada até maio".

De referir, também, a realização de um "programa de formação e mentoring para jovens licenciados desempregados, residentes na cidade do Porto", com vista à promoção de ideias inovadoras e à criação de "novos negócios e novas organizações".

Este programa tem início em fevereiro e visa a gestão da inovação dentro de uma organização, bem como a promoção do emprego e do autoemprego.

A vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, salienta que "os jovens constituem um fator essencial no desenvolvimento de uma cidade e no desenho do futuro da mesma".

Deste modo, a Câmara do Porto é parceira da Fundação da Juventude na realização deste programa, com o objetivo de dotar os jovens de "ferramentas que procuram responder às suas necessidades e anseios e com a ambição de lhes dar melhores condições para empreenderem", adianta a vice-presidente da autarquia do Porto.

Entre os programas de apoio ao empreendedorismo jovem, que a Fundação da Juventude lança anualmente, destacam-se o Programa NIDE (Ninhos de Empresas), o Roteiro Nacional do Empreendedorismo e o EYP - Empowering Youth Potencial.