Educação

Programa de capacitação de jovens e dirigentes associativos juvenis arranca em formato online

  • Notícia

    Notícia

#fib_forum_competencias_digitais.jpg

Filipa Brito

A 6.ª edição do programa Capacita.TE - Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos Juvenis, direcionado para os jovens da cidade do Porto, inicia no próximo dia 27 de abril, seguindo o formato online. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O primeiro tema pretende que os jovens reflitam sobre as "Descobertas de uma Quarentena".

Numa altura em que os jovens estão a viver um desafio que contraria todas as tendências da humanidade surgem algumas questões: Quão desconfortável é estarmos na nossa presença? Quão desconfortável é viver no presente, sem possibilidade de me refugiar no amanhã? Quem é que eu tenho sido? O que diz esta quarentena sobre mim? O desconforto de sermos obrigados a estar mais vezes presentes, de estarmos mais vezes na nossa própria companhia, também deve ser encarado como uma oportunidade de autoconhecimento.

Assim, nesta ação, dinamizada pela Associação Juvenil U.DREAM, é proposta uma viagem sobre "aquilo que somos em contraste com o que gostaríamos de ser".

O Capacita.TE 2020 terá ainda outra ação em formato online, no início do mês de maio, que se focará na Capacitação em Gestão Emocional e Burnout no Voluntariado. Neste caso, a sessão vai ser dinamizada pela Pista Mágica e o objetivo é trabalhar conceitos como a agilidade emocional, a consciência emotiva e o burnout (stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho). Esta ação permitirá a reflexão sobre os diferentes desafios emocionais que podem surgir no voluntariado, bem como possíveis estratégias de prevenção.

O programa Capacita.TE é um projeto do Município do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), a Portugal Inovação Social, Pista Mágica, Movimento Transformers, U.Dream, e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP).

A iniciativa tem como destinatários os dirigentes das associações juvenis, das associações de estudantes do ensino secundário, das associações de estudantes do ensino superior e jovens em geral.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, sendo limitada ao número de participantes indicados para cada uma das ações.

Para mais informações e inscrições nas diferentes ações de formação, aceda à plataforma Capacita.TE.