Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa de Apoio atendeu 138 utentes com doenças avançadas e 106 familiares
06-08-2019
A Fundação La Caixa e a Santa Casa da Misericórdia do Porto atenderam 138 utentes com doenças avançadas e 106 familiares, nos últimos meses, no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas.

Este programa, que conta com a colaboração do Ministério da Saúde, complementa a ação dos serviços públicos de saúde em termos de cuidados paliativos, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.

Um marco deste programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psicossocial (EAPS), constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psicossocial e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspetos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares.

O programa contempla também o apoio à qualificação profissional de médicos em cuidados paliativos e apoio a associações para implementação de projetos de sensibilização pública e promoção de apoio no processo de doença e de luto.