Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Aconchego" foi reconhecido
23-01-2015

O Programa municipal "Aconchego" foi de novo reconhecido como um projeto de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social, uma distinção obtida no âmbito do Projeto MIES - Mapa de Inovação de Empreendedorismo Social em Portugal.


A cerimónia decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Guilhermina Rego, que recebeu também a distinção relativa ao programa municipal "Porto de Futuro". O MIES deu já a conhecer 130 iniciativas, localizadas de norte a sul do país.


Em 2010 o Programa Aconchego já tinha sido contemplado com o prémio "This is European Social Innovation" atribuído pela Comissão Europeia, e, em 2012, foi reconhecido como um projeto de intervenção social de excelência, no âmbito da homenagem realizada pelo Projeto "Sorrir na Educação", da Clínica da Educação, pelos critérios de "pertinência social, originalidade do projeto, resultados obtidos e resposta de ação local".


O Programa Aconchego, sob o lema "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa", promove o alojamento de estudantes do Ensino Superior em casas de seniores no concelho do Porto. Criado em 2004, é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Federação Académica do Porto. O objetivo primordial é contribuir para a diminuição do sentimento de solidão que alguns seniores afirmam sentir, promovendo o seu bem-estar e o envelhecimento ativo, ajudando, também, os estudantes universitários e suas famílias a reduzir as despesas de alojamento, através do acolhimento em residências de seniores no Concelho do Porto.


As candidaturas estão abertas todo o ano.



+Info: www.bonjoia.org | aconchego@bonjoia.org