Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa Aconchego é exemplo a seguir por outras câmaras municipais do país
23-09-2019

O Programa Aconchego vai ser replicado pela Câmara Municipal de Mirandela. Esta iniciativa pioneira do Município do Porto, em parceria com a FAP - Federação Académica do Porto, tornou-se num verdadeiro caso de sucesso a nível nacional e internacional.


Replicar o programa criado em 2004 pela Câmara do Porto em Mirandela não se afigura tarefa fácil, vai exigir uma boa dose de persistência e o acompanhamento sistemático de técnicos sociais, pois a chave de sucesso do "Aconchego" sempre residiu num match (correspondência) cuidadoso e criterioso entre estudantes universitários à procura de alojamento e seniores em situação de solidão.

Mas com a experiência e know-how da Câmara do Porto e o conjunto de procedimentos criados para apoiar outras entidades a replicar a iniciativa nos seus territórios, estão reunidas todas as condições para a tarefa ser bem-sucedida.

Detalhadamente, o Programa Aconchego assenta numa perspetiva intergeracional, para "atacar" dois problemas aparentemente sem denominador comum: o elevado número de jovens que se deslocam todos os anos para ingressarem no ensino superior e a necessitarem de alojamento no concelho do Porto e a existência de uma elevada percentagem de munícipes com mais de 60 anos de idade a viverem em situação de solidão e/ou isolamento social.

A marca está registada pelo Município do Porto e a visibilidade e sucesso do Programa Aconchego têm sido crescentes, com várias organizações da sociedade civil a demonstrar interesse em proceder à replicação noutros concelhos e cidades do país.

Por enquanto, apenas a cidade de Mirandela está comprometida em trabalhar uma réplica fiel da iniciativa, e foi nesse sentido que o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, levou, nesta segunda-feira, a reunião de Executivo o protocolo de replicação do Programa Aconchego a celebrar com a Câmara Municipal de Mirandela, que foi aprovado por unanimidade.

Em outubro de 2018, o "Aconchego" foi distinguido no Canadá com o prémio internacional Innovation@Home.