Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa Aconchego comemora décimo aniversário
21-05-2014

O Programa Aconchego - Casa para quem estuda, companhia para quem precisa - foi criado pela Câmara Municipal do Porto e é implementado pela Fundação Porto Social em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP Social). Proporciona aos aderentes a troca de experiências entre gerações, a companhia para o sénior e a redução das despesas de alojamento para o estudante.


"Este é um dos projetos que materializa algumas das nossas crenças e convicções porque promove relações que fazem a diferença na construção da cidade que queremos coesa, integradora, solidária, inovadora e também empreendedora", sublinhou Rui Moreira, que estava acompanhado do vereador da Habitação, Manuel Pizarro, de alguns presidentes de junta, do reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, e do presidente da FAP, Ruben Alves.
"Este executivo continuará a desenvolver o Programa Aconchego, já premiado por instituições europeias", acrescentou o Presidente da Câmara.


Ruben Alves realçou, por seu turno, "o papel de todos aqueles que contribuíram para o êxito programa: estudantes e seniores que partilham casa e companhia". "É prova de com pouco se consegue muito. Os verdadeiros heróis são os estudantes e seniores envolvidos. É marcante como as suas vidas se tocam muito para além do programa. Este faz parte da identidade de um Porto que é proximidade, simplicidade, anfitrião e encontro. Uma cidade de todos para todos", acrescentou o presidente da FAP.


Durante a cerimónia foi possível assistir ao visionamento de um vídeo sobre o "Aconchego", à atuação do Coro da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e participar num lanche servido por alunos da Escola Leonardo Coimbra, no âmbito do curso de formação profissional que frequentam.