Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa Aconchego combate a solidão e cria o encontro intergeracional
08-04-2018
A Câmara do Porto organiza na terça-feira, 10 de abril, o encontro anual do Programa Aconchego, que junta jovens estudantes e seniores. O evento, a realizar-se na Quinta da Bonjóia, celebra uma iniciativa bem-sucedida e oportuna, socialmente reconhecida, que de ano para ano soma novas histórias de convívio intergeracional.
 
Criado em 2004 pelo Município, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), o programa dá resposta a dois problemas díspares: o elevado número de jovens que se deslocam para ingressarem no ensino superior, com dificuldade no acesso a alojamento, e a grande percentagem de seniores a viverem sós.

Graças a este Aconchego, os seniores acolhem em sua casa jovens universitários. Cria-se, deste modo, uma solução de combate à solidão sentida por alguns seniores e, também, uma opção de alojamento para estudantes.
 
Combater o isolamento dos seniores e promover a relação intergeracional e o envelhecimento ativo são, assim, os objetivos do programa, conduzido de modo criterioso - na admissão dos aderentes, são aferidos quer os perfis do estudante e do sénior quer as condições da habitação.
 
A implementação do programa na cidade do Porto tem-se revelado um sucesso, o que levou ao registo da marca da qual a Câmara é detentora. Devido à sua crescente visibilidade, várias organizações da sociedade civil têm demonstrado interesse em o replicar noutros concelhos e cidades do país.
 
Pelo impacto que tem na vida das pessoas e da comunidade, esta dinâmica foi premiada, em 2010, no concurso This is European Social Innovation, promovido pela Comissão Europeia e rede Eurocities, dado o seu potencial inovador e de empreendedorismo social.
Em 2012, o programa foi distinguido com o selo de Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social, atribuído pelo Instituto de Empreendedorismo Social. Já no passado dia 16 de março, foi selecionado como uma boa prática smart to-do/Ageing Summit.