Sociedade

Professora da U.Porto distinguida por revista científica internacional na área da Química Analítica

  • Notícia

    Notícia

Marcela Segundo.jpg

FFUP

Marcela Segundo integra o grupo de 60 investigadoras destacadas por revista internacional pelo seu papel de liderança na área da Química Analítica.

A professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV REQUIMTE), Marcela Segundo, foi recentemente distinguida como "Female role model in analytical chemistry" pela revista científica Analytical and Bioanalytical Chemistry, uma publicação da Editora Springer Nature e que constitui uma referência internacional na área da Química Analítica.

A distinção, concedida a um conjunto de 60 cientistas de todo o mundo, visou a celebração do papel da mulher na liderança de investigação desta área e foi acompanhada pela publicação, na última edição da revista lançada em setembro, de um artigo resultante do trabalho desenvolvido por Marcela Segundo, em colaboração com o grupo dirigido por Meriem Lamghari, do I3S.

Com o título "Determination of neuropeptide Y Y1 receptor antagonist BIBP 3226 and evaluation of receptor expression based on liquid chromatography coupled with tandem mass spectrometry", o artigo em causa da investigadora "foca o desenvolvimento de uma técnica analítica capaz de quantificar o composto BIBP 3226 em quantidades inferiores a um picograma em extratos celulares".

De acordo com a doutorada em Biotecnologia, com especialidade em Química, esta técnica torna "possível medir de forma indireta a expressão do receptor NPY Y1, com papel relevante em inúmeros processos fisiológicos, nomeadamente na regulação do apetite e na homeostase óssea".

Docente da FFUP desde 2006, Marcela Segundo é também investigadora integrada no LAQV, unidade de investigação dedicada à Química sustentável, e é atualmente secretária da divisão de Quimica Analítica da EUChemS - European Chemical Society.

Em 2016, foi agraciada pela Japanese Association for Flow Injection Analysis com o prémio FIA Award for Science, como reconhecimento pela sua contribuição científica na área da automatização do tratamento da amostra e da avaliação da capacidade antioxidante.