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Procura da Linha Porto. reflete-se numa média diária de 825 atendimentos

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Um mês e meio depois de ter entrado em funcionamento, a Linha Porto. está a registar uma procura elevada por parte dos munícipes. O serviço já atendeu mais de 25.000 chamadas.

Com a disponibilização de um número único para os cidadãos obterem informações úteis, esclarecerem dúvidas sobre procedimentos administrativos e reportarem ocorrências, a Câmara do Porto simplificou o contacto entre munícipes e Município, com um canal único e direto, disponível através do 220 100 220.

O serviço ficou disponível a 15 de julho, e desde então já atendeu um total 25.483 chamadas, com uma média diária de 825 atendimentos. Deste total, 11.019 das chamadas registadas diziam respeito a assuntos do Urbanismo, e 14.464 chamadas destinavam-se a tratar de assuntos gerais e fazer o reporte de ocorrências.

A Linha Porto. atendeu 90% das chamadas recebidas, sendo que 92% das chamadas efetuadas para tratar de assuntos gerais ou reportar ocorrências foram atendidas. O tempo médio de espera para atendimento de chamadas relacionadas com estes temas foi de 30 segundos.

Retorno da chamada no próprio dia

Para além de simplificar o contacto dos munícipes com os serviços da Câmara, a Linha Porto. contribuiu também para dar resposta ao aumento da procura, nos últimos meses, dos serviços municipais através do atendimento telefónico. Durante o confinamento provocado pela pandemia, a média de chamadas atendidas diariamente aumentou, tendo-se registado um crescimento de 127% entre março e junho.

Analisando globalmente a distribuição pelos três canais de atendimento (presencial, telefónico e através de formulário online) mantém-se a tendência verificada desde o início das restrições. Apesar de o número de solicitações ser semelhante à fase pré-Covid, o recurso aos canais à distância tem vindo a ganhar terreno sobre o atendimento presencial.

A redução do atendimento presencial, relativamente à média padrão, foi superior a 16% nas três primeiras semanas de agosto. A Linha Porto. continua a garantir o retorno da chamada no próprio dia.

Desde o início da Linha Porto. foram reportadas 2060 ocorrências, cujo ponto de situação os munícipes podem ir acompanhando através das notificações que recebem no seu endereço de e-mail.

Através da linha 220 100 220, os munícipes podem obter informações sobre procedimentos administrativos, andamento de processos e outros esclarecimentos sobre a cidade, mas também reportar ocorrências na via pública (buracos, necessidade de recolha de lixo, animais errantes, entre outros) ou apresentar pedidos de serviço (por exemplo, aparas de jardim). Também passam a estar acessíveis através deste canal telefónico os assuntos de Urbanismo, da Águas do Porto, e de outras áreas de competência municipal. A Linha Porto. funcionará no horário alargado dos serviços do Gabinete do Munícipe, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas.

De fora do âmbito da nova linha municipal ficam as emergências (112, Bombeiros, Polícia Municipal ou Proteção Civil), os assuntos relativos a equipamentos culturais e desportivos (como bibliotecas, museus, teatros ou piscinas), as questões dos inquilinos municipais, fornecedores e contactos institucionais.