Ambiente

Primeiro golfinho branco ibérico tem vindo nadar junto à Praia do Molhe

  • Notícia

    Notícia

#DR_golfinho_boto_branco.jpg

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea, por já o terem avistado com um filhote.

O Gaspar, nome que as investigadoras do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha (CIIMAR) Agatha Gil e Mafalda Correia deram ao primeiro golfinho boto-branco a ser avistado na Península Ibérica, visitou pela primeira vez as águas da foz do rio Douro em 2017, no Porto.

Em declarações à Lusa, Mafalda Correia explicou que desde então o Gaspar, que é considerado um animal leucístico (por ter uma coloração anómala da cor), tem vindo a ser monitorizado pela equipa de investigadores do CIIMAR no âmbito do projeto CETUS.

"O Gaspar tem um comportamento bastante peculiar, porque é o único que se aproxima a menos de cinco metros da praia do Molhe, no Porto, e está sempre a brincar com peixe", disse, adiantando que o animal é maioritariamente de cor branca, tendo apenas algumas pintas pretas no dorso e um pequeno corte na barbatana dorsal.

Mafalda Correia afirmou que, apesar das investigadoras ainda não terem a certeza, os pescadores da zona afirmam que o golfinho "deve ser uma fêmea", uma vez que já foi visto acompanhado por um filhote.

Apesar de existirem registos de animais leucísticos na Califórnia (Estados Unidos da América) e em Inglaterra, o Gaspar é o primeiro animal ibérico com estas características a ser registado.

O projeto CETUS, desenvolvido desde 2012 por uma equipa de quatro investigadores do CIIMAR e realizado em parceria com a empresa TransInsular e o Instituto Hidrográfico, tem vindo a recolher informações sobre a distribuição e abundância de cetáceos em áreas remotas e pouco estudadas, como é o caso das águas do Norte de Portugal e a região da foz do rio Douro.