Cultura

Primeiro ciclo do ano das Inaugurações de Bombarda acontece já neste sábado

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguracao_miguel_bombarda_22set_24.jpg

Fiipa Brito

Começa neste sábado, dia 19, uma nova temporada no "Quarteirão das Artes", com exposições, visitas guiadas e animação de rua. A partir das 16 horas, o quarteirão mais artístico do Porto cumpre o primeiro de seis ciclos de Inaugurações Simultâneas previstos para 2019. O principal foco é a apresentação paralela ao público das novas exposições e artistas das diversas galerias de arte contemporânea das ruas de Miguel Bombarda, do Rosário e de D. Manuel II.

Ao longo da tarde, e como vem sendo tradição nos últimos anos, a PortoLazer organiza duas visitas guiadas (gratuitas) às diversas galerias, segundo os mesmos moldes que em 2017: 16h00-17h00 e 17h30-18h30; Vagas por passeio: 30 (divididas em dois grupos de 15); Ponto de partida: Rua de Miguel Bombarda (na zona pedonal que interceta a Rua da Boa Nova, junto ao balcão "Porto."). A inscrição deverá ser efetuada até às 13 horas de 18 de janeiro, através do email stopandgo@portolazer.pt ou no próprio dia, no balcão "Porto." (apenas para o segundo horário).

A par das novas exposições e dos passeios, as ruas da zona vão continuar a encher-se de vida nesta temporada, com diferentes tipos de animação. Neste primeiro ciclo, haverá um set com a dupla de DJ Rui Pimenta & Xico Ferrão (da loja Musak Vinil), que vão passar música desde a varanda da associação Open Box, entre as 16 e as 20 horas. Para a rua estava ainda previsto a realização de uma oficina de pintura de azulejo, um concerto e um flashmob, mas a previsão de chuva para sábado levou ao seu cancelamento.

Os cartazes desta temporada envolvem a comunidade local, com homenagens a residentes, artistas e "personalidades" de Bombarda. A primeira imagem do ano tem o título de "Don't touch the green" e é da autoria de Elleonor, pseudónimo de Leonor Cunha, designer que habita e trabalha no quarteirão.

Em cada um dos ciclos deste ano, os suportes de comunicação de Miguel Bombarda vão inspirar a própria programação, com seis temas que cruzarão as várias formas de vida e negócios alternativos que fazem parte do quotidiano da zona: ambiente e sustentabilidade, moda, música, arte urbana, infância e multiculturalidade.

As inaugurações chegarão de dois em dois meses: depois de 19 de janeiro, há ciclos a 9 de março, 4 de maio, 29 de junho, 21 de setembro e, finalmente, a 9 de novembro.

+Info: Conheça as galerias presentes nesta edição.