Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Primeira Guerra Mundial é tema de ação de formação no Museu Militar do Porto
20-08-2018

Nos próximos dias 7 e 8 de setembro irá decorrer no Museu Militar do Porto uma ação de formação alusiva ao tema da Primeira Grande Guerra: "Leituras e rostos novos das trincheiras portuguesas da I Guerra Mundial". A organização é da Associação de Professores de História e as inscrições estão em curso.


Se o tema da Primeira Guerra Mundial, que marcou o início do século XX (1914-1918), lhe interessa e pretende aprofundar o seu conhecimento sobre a participação portuguesa no contexto das operações militares que então decorreram, então é um forte candidato/a à participação na mais recente ação de formação proposta pela Associação de Professores de História.


A decorrer no Museu Militar do Porto a 7 e 8 de setembro (e eventualmente também no dia 9), "Leituras e rostos novos das trincheiras portuguesas da I Guerra Mundial" levará os formandos a refletir sobre a ida de Portugal às trincheiras europeias da I Guerra Mundial, contextualizados na fervilhante I República, bem como a conhecer os preparativos para a campanha europeia: do "show" de Tancos ao desembarque em Brest para rumar à Flandres.


A formação irá igualmente procurar demonstrar como era feita a vivência de quotidianos nas trincheiras portuguesas, desmistificando alguns protagonismos, preconceitos e estereótipos do imaginário popular e historiográfico conservador.
Sob condução de Isabel Pestana Marques, o objetivo da formação passará ainda por privilegiar o trabalho de fontes primárias do Corpo Expedicionário Português como potenciais instrumentos de novas aprendizagens. 


A data limite para inscrição decorre até dia 27 de agosto e pode ser realizada através do emaill musmilporto@mail.exercito.pt.


A ação de formação decorre nos dias 7 e 8 de setembro, das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas. Para os associados o valor é 40 euros e para não associados o custo é de 60 euros.