Educação

Primeira escola com certificado europeu de qualidade está no Porto e integra o ensino profissional

  • Notícia

    Notícia

#fib_alunos_feup.jpg

Filipa Brito

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, com delegação no Porto, é a primeira no país a ser certificada pelo Sistema Europeu de Garantia da Qualidade. O reconhecimento do trabalho desenvolvido nesta comunidade educativa está em linha com a valorização que o Município do Porto tem promovido na aproximação ao ensino profissional, que completou 30 anos de existência em Portugal no ano passado.

Depois de um longo e rigoroso processo de auditoria, a escola obteve recentemente o selo de conformidade do Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional (EQAVET).

O Sistema da Qualidade EQAVET foi desenvolvido e publicado como uma recomendação do Parlamento e do Conselho Europeu há mais de uma década, tendo como objetivo melhorar a Educação e Formação Profissional no espaço comunitário, sendo uma importante ferramenta para a gestão da qualidade. Em Portugal, através de um Decreto-Lei publicado em 2014, foi adaptado e definido que competia à Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) a sua dinamização e verificação. E, no ano passado, deu-se um passo efetivo nesse sentido ao ser disponibilizada a plataforma onde as escolas poderiam introduzir os dados e a documentação, solicitando a respetiva verificação por peritos.

Verificadas as candidaturas, a Agência Nacional considerou que a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça reunia todas as condições para ser a primeira escola a ser certificada no âmbito deste processo, contribuindo também assim para o reforço da dignificação do ensino profissional.

Além disso, os resultados consistentes que evidencia, através de elevadas taxas de conclusão, de prosseguimento de estudos e de empregabilidade, colocam este estabelecimento de ensino como uma escola de referência, que faz parte da oferta educativa com que a cidade do Porto conta.

Recorde-se que o Executivo Municipal tem trabalhado transversalmente com o ensino profissional da cidade de forma muito próxima, pois entende-o como "componente essencial" do sistema educativo, refere o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em 2019, o Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência, com grande tradição municipal, contemplou o ensino profissional pela primeira vez.