Sociedade

Previsões meteorológicas originam avisos à população

  • Notícia

    Notícia

#mno_mau_tempo_chuva.jpg

Miguel Nogueira

A previsão de agravamento das condições meteorológicas deu origem a um Aviso Amarelo para chuva até à tarde de amanhã e a um Aviso Laranja para a agitação marítima até à madrugada. Há interrupção da marginal.


A Proteção Civil Municipal informou sobre as previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante o dia de hoje, nomeadamente precipitação forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, até às 15h00 de amanhã. Relativamente à agitação marítima, o Porto está com aviso laranja a partir das 15h00 de hoje e até às 06h00 de amanhã, dia 16.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e que adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, a redução da visibilidade e o perigo de atravessamento de zonas inundadas.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas.

Quanto à agitação marítima, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes. Por precaução, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, está interrompida a partir das 13h00 de hoje.

A Câmara do Porto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 18/2019.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do nº 225 073 700.