Sociedade

Previsões meteorológicas agravam-se a partir de hoje e IPMA emite vários avisos

  • Notícia

    Notícia

#mno_mau_tempo_chuva.jpg

Miguel Nogueira

O Porto está sob avisos amarelos para precipitação e vento e aviso laranja para agitação marítima. As condições meteorológicas vão agravar-se já a partir do final da tarde de hoje, terça-feira, e levar mesmo ao corte total de um troço da Avenida de D. Carlos I, amanhã, quarta-feira.

A Proteção Civil Municipal avisou para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de hoje, nomeadamente chuva e ventos fortes, e um aumento gradual da agitação marítima durante os dias 14 e 15, quinta e sexta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, bem como vento forte com rajadas até 85 km/h e um aumento da agitação marítima durante os dias 14 e 15.

Os períodos mais críticos serão:

» Aviso Amarelo Precipitação | Períodos de chuva, por vezes forte - válido entre as 18h00 de dia 12 (3.ª feira) e as 03h00 de dia 13 novembro (4.ª feira);

» Aviso Amarelo Vento | Vento forte do quadrante oeste com rajadas até 90 km/h nas terras altas - válido entre as 21h00 de dia 12 (3.ª) e as 06h00 de dia 13 (4.ª) novembro;

» Aviso Amarelo Vento | Vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/h no litoral e até 95 km/h nas terras altas - válido entre as 00h00 de dia 14 (5.ª) as 00h00 de dia 15 (6.ª);

» Aviso Laranja Agitação Marítima | Ondas de noroeste com 5 a 7 metros e ondas máximas a poderem atingir os 14 metros - válido entre 06h00 de dia 14 (5.ª) e as 03h00 de dia 15 (6.ª).

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis (esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, placards e outras estruturas suspensas) que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

Relativamente aos dias 14 e 15, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir do final do dia 13, quarta-feira. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação ao inicio da manhã de sexta-feira, dia 15.

A Câmara do Porto, através do departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 14/2019.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.