Sociedade

Previsões de vento e agitação marítima deixam Porto sob aviso amarelo

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_02.jpg

O Porto está sob avisos amarelos para vento e agitação marítima, na sequência das previsões meteorológicas para hoje e amanhã, as quais apontam também para aumento da precipitação. 

A Proteção Civil Municipal avisou para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nestas segunda e terça-feiras, nomeadamente chuva, ventos fortes e um aumento da agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, bem como vento forte com rajadas até 75 km/h e um aumento da agitação marítima durante o dia de terça-feira.

Assim, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes. Aconselha especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

O período mais crítico ocorrerá entre as 06h00 e as 14h00 de amanhã, dia 18.

A Câmara do Porto, através do departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 13/2018.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.