Sociedade

Previsões de mau tempo para hoje e amanhã levam a corte na Av. D. Carlos I

  • Notícia

    Notícia

#mno_vento_chuva_fortes_01.jpg

Miguel Nogueira

A Proteção Civil Municipal informou sobre previsões meteorológicas que apontam para um agravamento das condições do estado do tempo durante os dias de hoje e amanhã, terça e quarta-feira, nomeadamente vento forte, agitação marítima e precipitação.
Parte da marginal vai ser cortada ao trânsito.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está previsto vento forte de Sul com rajadas até 80 km/h a partir do final da tarde de hoje e até ao inicio de amanhã, dia 15.

Relativamente à precipitação, estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, durante a madrugada de quarta-feira.

Quanto à agitação marítima, o Porto está sob Aviso Laranja devido à previsão de ondas de Oeste com 5 a 6 metros, que podem atingir os 10 metros de altura máxima. O aviso é válido durante a madrugada de quarta-feira, designadamente entre as 00h00 e as 06h00.

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 21 horas de hoje, terça-feira, sendo o trânsito restabelecido logo que as condições do mar o permitam. A situação será reavaliada no início da manhã de quarta-feira.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.
Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados. 

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

No que toca à agitação marítima, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através da Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 01/2020.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.