Sociedade

Previsões de mau tempo ficam mais sérias e agravam avisos meteorológicos

  • Notícia

    Notícia

#mno_alertavermelho.jpg

Tudo indica que as condições meteorológicas vão piorar, sobretudo neste quinta-feira, com o vento a soprar a alta velocidade e a agitação marítima a justificar mesmo um Aviso Vermelho e condicionamentos de circulação nas zonas ribeirinha e marítima.

Depois dos avisos emitidos na terça-feira, a Proteção Civil Municipal avisou para a existência de novas previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, nomeadamente, um aumento acentuado da agitação marítima e ocorrência de vento forte.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h, durante todo o dia de quinta-feira, dia 14. 

Está também previsto um aumento significativo da agitação marítima a partir do inicio da manhã, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 15 metros de altura máxima.

 

Por precaução, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I vai permanecer interdita na zona da barra do Douro, pelo menos até à manhã de sexta-feira, dia 15 . Poderá existir a necessidade de implementação de mais condicionamentos na orla costeira, que serão decididos mediante o possível agravamento das condições.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que poderão vir a ser implementados nestas zonas.

 

Aquela autoridade recomenda ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes, e desaconselha o estacionamento junto da orla marítima.

O período critico relativamente ao vento forte será entre as 00h00 de dia 14 e as 00h00 de dia 15 de novembro.

O período critico de agitação marítima será entre as 12h00 de dia 14 e as 03h00 de dia 15 de novembro.

A Câmara do Porto, através do Departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos considerados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 15/2019.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do nº 225 073 700.