Sociedade

Previsão de mau tempo deixa o Porto sob aviso vermelho no fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#mno_vento_chuva_fortes_02.jpg

A Proteção Civil Municipal alertou para a existência de um aviso vermelho devido a previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir do final do dia deste sábado, nomeadamente vento forte a muito forte, precipitação forte que pode ser acompanhada de trovoada e agitação marítima. O aviso tem a ver com a passagem do furacão Leslie, que poderá atingir a costa ocidental de Portugal Continental como depressão pós-tropical, a partir do início da noite de sábado, principalmente na região sul.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência vento forte a muito forte com rajadas superiores a 130 km/h, podendo mesmo passar acima dos 145 km/h, e precipitação por vezes forte que pode ser acompanhada de trovoada, a partir do inicio da noite de sábado.

Encontra-se também previsto um aumento significativo da agitação marítima a partir do inicio de domingo, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, bem como aos eventuais cortes de trânsito que seja necessário implementar nestas zonas.

Aquela autoridade recomenda ainda especial atenção na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

A Câmara do Porto, através do Departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos considerados necessários.
Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO.