Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Prevenção do cancro do pulmão no Serão da Bonjóia
06-11-2017

O cancro do pulmão é um dos cancros com maior incidência em Portugal, atingindo cerca de quatro mil novos casos por ano, sendo a causa de aproximadamente 3700 mortes anuais. No mês dedicado à prevenção do Cancro do Pulmão, António Araújo e Isabel Magalhães são os protagonistas do próximo Serão da Bonjóia, marcado para quinta-feira, 9 de novembro, às 21,15 horas.


Muito se tem evoluído no diagnóstico e as técnicas aplicadas ao tratamento têm contribuído para um incremento na sobrevivência dos doentes e para uma acentuada melhoria da sua qualidade de vida.


Para dar a conhecer os progressos no combate a esta doença e falar sobre sensibilização e maneiras de a prevenir, António Araújo, médico especialista em Oncologia Médica e diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto irá abordar várias áreas do conhecimento sobre esta temática. O professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, tem, nos seus principais campos de interesse, o desenvolvimento de terapêuticas, a investigação translacional e clínica e a pesquisa dos mecanismos moleculares de resistência e de progressão tumoral no cancro do pulmão.


Isabel Magalhães é presidente da Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, da qual António Araújo foi fundador. A associação sem fins lucrativos tem como missão desmistificar a doença e ajudar doentes, familiares e a própria sociedade a encará-la de outra forma.


O serão, como habitual, é de entrada livre até à lotação da sala.