Sociedade

Presidentes visitaram a exposição itinerante de Günter Grass na Casa-Museu Guerra Junqueiro

  • Notícia

    Notícia

Os presidentes da Alemanha, de Portugal e da Câmara do Porto fizeram uma visita privada, nesta manhã, à exposição dedicada à obra plástica de Günter Grass, cuja inauguração e abertura ao público acontece às 18 horas de hoje, na Casa-Museu Guerra Junqueiro. 

O chefe de Estado alemão, Frank-Walter Steinmeier (que durante a manhã visitou o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e elogiou os esforços da cidade na aproximação entre os estudantes e as empresas), foi acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa e por Rui Moreira, entre outras individualidades, na ida àquele museu municipal onde, a partir de hoje, fica aberta ao público a exposição "Encontros".

Ali se reúnem diversas obras plásticas de Günter Grass (1927-2015), artista a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura e que alimentou uma forte relação com Portugal.

A exposição, criada para assinalar os 90 anos do nascimento de Grass, conta mesmo na cerimónia do final da tarde com a participação de Tilman Spengler e Katja Lange-Müller, ambos pertencentes ao círculo de escritores impulsionado por Günter Grass e que se reúne desde há 13 anos nos "Encontros Literários de Lübeck".

A Cultura é, assim, um dos três vetores da visita do presidente da República Federal da Alemanha, que se manifestou satisfeito por não ter de limitar-se a Lisboa e mostrou o agrado pela vinda ao Porto, onde pôde partilhar até de calorosas expressões de afeto popular ao passear pela rua com Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Moreira.

Após visitar a exposição, a comitiva foi a pé até ao Palácio da Bolsa, onde Frank-Walter Steinmeier seria entronizado pela Confraria do Vinho do Porto e seria o convidado de honra de Rui Moreira num almoço no Salão Árabe, presidido por Marcelo Rebelo de Sousa.