Política

Presidentes passeiam pela Baixa entre sessões solenes e compras nos mercadinhos

  • Notícia

    Notícia

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Moreira passearam pela Baixa e tiraram fotografias com populares, nesta sexta-feira, quebrando assim de forma tão ao gosto de ambos o ritmo formal dos eventos e cerimónias a que as funções obrigam.  

Entre os compromissos oficiais que trouxeram o Chefe de Estado ao Porto, houve assim tempo para um descontraído - embora curto - passeio no Centro Histórico, tendo o Presidente da República visitado a centenária Livraria Lello, espaço de referência na cidade que recebeu 1,4 milhões de visitantes em 2018.

Na companhia do presidente da Câmara, seguiu depois um breve roteiro improvisado pelas imediações da Reitoria da Universidade do Porto, onde participou na sessão comemorativa do 108.º aniversário da instituição, durante a tarde. E Rui Moreira aproveitou mesmo para visitar o Mercado de Artesanato junto ao "Piolho", na Praça de Parada Leitão, onde comprou alguns produtos.

A agenda contemplou ainda uma deslocação dos dois presidentes à Esquadra da PSP do Bom Pastor, onde Marcelo Rebelo de Sousa se inteirou do trabalho pioneiro realizado pelo Gabinete de Apoio e Informação à Vítima. Este gabinete, único em Portugal, deu já apoio a cerca de 7 400 vítimas de violência doméstica no espaço de seis anos, constituindo por isso "um exemplo" que o Chefe de Estado gostaria de ver imitado no resto do país.