Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Presidente do Governo Regional da Galiza visita amanhã o Porto
17-04-2017

O presidente da Xunta de Galicia, Alberto Nuñez Feijóo, visita oficialmente amanhã o Porto e receberá, em sessão de boas-vindas nos Paços do Concelho, a Medalha Municipal de Honra da Cidade.


A visita de Feijóo acontece depois de Rui Moreira o ter convidado a visitar a cidade, quando em Fevereiro passado esteve na Corunha. A decisão de distinguir o governante espanhol com a medalha é justificada "pelo seu contributo para o relacionamento entre o Norte de Portugal e a Galiza".


O programa oficial do chefe do governo regional da Galiza prossegue com uma visitas ao UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto; ao I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde; com a deposição de coroa de flores junto à estátua de Rosalia de Castro (Praça da Galiza); uma visita à exposição das obras de Joan Miró: Materialidade e Metamorfose, na Casa de Serralves, e termina com um jantar de associados da Associação Comercial do Porto, no Palácio da Bolsa.


QUEM É?


Alberto Núñez Feijóo nasceu em Ourense em setembro de 1961. É licenciado em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e possui o diploma de directivos da Xunta de Galicia.


É funcionário da Administração autonómica, onde ingressou em 1985 como membro do corpo superior da Administração geral da Xunta de Galicia.


A sua extensa carreira na administração pública autonómica é expressa pelos diferentes cargos que ocupou, nomeadamente a nomeação, em julho de 1991, como Secretário-geral técnico do Conselho de Agricultura, Pecuária e Montes, e a nomeação, no mesmo ano, para Secretário-geral do Conselho de Saúde e Assuntos Sociais, cargo que desempenhou até 1996. Entre 1992 e 1996 exerceu o cargo de Vice-presidente e Secretário-geral do Serviço Galego de Saúde.


Posteriormente, no ano 1996 e até 2000, ocupou os cargos de Secretário-geral de Assistência Sanitária no Ministério da Saúde e Consumo e foi Presidente do Insalud.


Entre maio de 2000 e junho de 2001 exerceu o cargo de Conselheiro-diretor geral da entidade pública empresarial Correos e Telégrafos e, entre junho de 2001 e janeiro de 2003, foi Presidente da Sociedade Estatal de Correos e Telégrafos SA.


Tomou posse como como Conselheiro de Política Territorial, Obras Públicas e Habitação a 18 de janeiro de 2003 e foi nomeado Primeiro Vice-presidente da Xunta de Galicia a 10 de setembro de 2004. Em outubro de 2003 foi distinguido com a Grande Cruz de Isabel A Católica.


É o Presidente da Xunta de Galicia desde 18 de abril de 2009, funções em que que se tem distinguido, nomeadamente, pela relevância que atribui à ligação social, económica e cultural entre o Norte de Portugal e a Galiza.