Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Presidente da República inaugurou nova delegação da APELA no Porto
04-10-2016

O Presidente da República inaugurou, ontem, a nova delegação da APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, instalada no Centro Hospitalar do Conde Ferreira, num espaço cedido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), numa cerimónia que contou com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos e do provedor da SCMP, António Tavares.


Na mesma ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o ex-presidente da Sogrape Vinhos, Salvador Guedes, com a Ordem de Mérito, em reconhecimento pelo seu trabalho no combate à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que foi diagnosticada ao empresário há cerca de três anos.


"Salvador Guedes foi sempre e continua a ser denodadamente um combatente solidário, empenhado em criar pontos de encontro, estruturas de convergência, traços de comunhão de vida com aqueles companheiros de jornada. Sempre chamando tantos outros para a faina comum", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.


Salvador Guedes, ex-presidente da empresa Sogrape foi o fundador da campanha "Todos contra ELA", projeto de angariação de fundos que revertem para a APELA.


"Há cerca de um ano, Salvador Guedes veio falar comigo sobre a necessidade de se criar um espaço que pudesse ajudar a resolver o problema dos cuidadores e das famílias das pessoas portadoras desta doença. Perante a maneira como ele me colocou a questão, a SCMP, nos seus 517 anos, não poderia dizer outra coisa senão 'presente' a este apelo", contou o provedor António Tavares.


O Presidente da República recebeu, ainda, o título de Irmão Honorário da Santa Casa da Misericórdia do Porto, entregue pelo seu provedor.