Política

Presidente da República condecorou no Porto sete individualidades do Norte

  • Notícia

    Notícia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou sete individualidades do Norte pelo seu mérito e exemplo de serviço nacional, entre os quais Valente de Oliveira, Germano Silva e Amândio Secca. A cerimónia de imposição das insígnias realizou-se esta tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, tendo contado com a participação do ex-chefe de Estado Ramalho Eanes.

"Em nome de todos os portugueses, queria exprimir o sentimento de gratidão, de reconhecimento e de admiração profunda pelos vossos exemplos. É com cidadãos assim que se constrói a grei, que fazemos o Portugal grande que somos" - disse Marcelo Rebelo de Sousa aos homenageados, personalidades que se distinguem em diferentes domínios, sendo que "de mérito se trata em todos os casos".

Enalteceu ainda a presença de Ramalho Eanes, que "tão justamente foi homenageado" em 2016 pelos 40 anos da sua eleição como primeiro Presidente eleito da democracia constitucional portuguesa. O antigo Chefe de Estado, que prestigiou "de sobremaneira esta cerimónia", corporiza "essa democracia e o constitucionalismo português contemporâneo".

IMPOSIÇÃO DAS INSÍGNIAS - PERSONALIDADES CONDECORADAS

Grã Cruz Ordem Militar de Santiago da Espada

Luís Valente de Oliveira

Ministro por cinco vezes e atual presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, tem um currículo extenso de cargos públicos e privados relevantes. Doutorado em Engenharia Civil pela FEUP, é uma referência em Desenvolvimento Regional. Desfiliou-se do PSD no verão para ser mandatário da recandidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto.

Comendador da Ordem de Mérito

Amândio Secca

Presidente da Cooperativa Árvore, da qual é um dos primeiros sócios. A instituição foi fundada em 1963, no Porto, por artistas, escritores, arquitetos e intelectuais, assumindo sempre como missão a defesa e divulgação cultural.

Germano Silva

Jornalista e "memória do Porto", recebeu em 2016 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto. Com vários livros publicados, ajudou a popularizar histórias e tradições da cidade. Recebeu já a Medalha de Mérito de Ouro das câmaras do Porto e de Penafiel, onde nasceu.

José Manuel Gonçalves de Oliveira

Diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, soma já mais de mil consultas gratuitas por ano a crianças de famílias carenciadas. Além de ter criado a consulta social de Pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais desfavorecidas, dedica, desde 1982, uma tarde por semana às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, concelho de Braga.

Grande Oficial da Ordem de Mérito Empresarial

João Francisco do Casal

Fundador, na década de 1960, daquela que ainda hoje é considerada a maior e mais importante empresa portuguesa do setor de veículos motorizados - a Metalurgia Casal, fabricante do famoso modelo "Casal-Boss".

Comendador da Ordem de Mérito Empresarial

Avelino Gonçalves do Carmo

Empresário de Braga e nome indissociável do Grupo Navarra, criado em 1977 na área dos alumínios. O grupo conta hoje com centenas de colaboradores, sendo formado por várias empresas.

Medalha de Ordem de Mérito

Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa ("Atita" ou "Tubarão dos mares")

Nascido e crescido na Beira Mar, em Aveiro, este professor de natação dedicou-se desde cedo ao desporto, estando associado ao salvamento de dezenas de vidas nas águas do oceano e da ria. É uma figura mítica, muito acarinhada pelos aveirenses.