Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Presidente da República abriu esta manhã cimeira sobre a descentralização
20-03-2018

Começou esta manhã, em Queluz, a primeira cimeira das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, com a participação de muitos autarcas, do Primeiro-Ministro e do Presidente da República.


Marcelo Rebelo de Sousa declarou, na abertura, apoiar "com muita esperança" os trabalhos dos autarcas e do Governo, que hoje discutem o tema da descentralização. O Município do Porto tem estado empenhado, há meses, nesse processo, trabalhando no âmbito da Área Metropolitana do Porto (AMP) em propostas que hoje serão entregues a António Costa.


O Presidente da República considerou o tema como "matéria de regime", recordando que "Portugal não é apenas áreas metropolitanas", mas que "também não há Portugal sem áreas metropolitanas", defendendo, de igual modo, que é necessário "pensar o futuro num contexto mais vasto".


As Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto têm vindo a reunir - com Fernando Medina e Rui Moreira a alinharem com Eduardo Vítor (presidente da AMP) e os restantes presidentes de Câmara - um conjunto de medidas que hoje serão apresentados a António Costa durante a tarde, em áreas como a habitação, património, contratação pública, transportes e urbanismo.