Educação

Presidente da Câmara voltou à universidade na receção aos caloiros da FEP

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto participou ontem na FEP Welcome Fest, uma iniciativa destinada a acolher os mais de 300 novos alunos da Faculdade de Economia do Porto.

Num ambiente informal e descontraído, Rui Moreira deu as boas-vindas aos novos alunos, num "dia particularmente importante" para estes jovens, uma vez que passam a integrar uma "casa de excelência com reputação nacional e internacional".

Ao longo de uma entrevista conduzida por dois alunos, Rui Moreira falou dos atuais desafios que se colocam à cidade, não só para se adaptar às novas realidades, mas também para o acolhimento de estudantes e a captação e retenção de recursos humanos qualificados.

Se anteriormente "a cidade aceitava, mas não incorporava os estudantes", Rui Moreira reconhece que há hoje uma marca distintiva do mundo académico e dos estudantes no dinamismo do Porto, em áreas tão relevantes como a oferta cultural.

Consciente de que estes jovens constituirão um importante ativo qualificado e que importa reter, a Câmara, através da InvestPorto, tem promovido diversas iniciativas de aproximação ao mundo empresarial, com vista à captação de grandes empresas para cidade. Um trabalho que, reconhece, "é ainda de pesca a linha", em contraponto com outras cidades mundiais onde é um trabalho "de rede".

Questões como o ambiente, a mobilidade e a habitação foram outros dos temas abordados, retratando algumas das maiores preocupações destes jovens que  agora iniciam o seu percurso universitário e que terão um papel ativo nas mudanças e no futuro da cidade do Porto.